PRODUÇÃO DE SILAGEM DE BRS CAPIAÇU ASSOCIADO A DIFERENTES NÍVEIS DE FARELO DE TRIGO
Palavras-chave:
Aditivos na ensilagem, Nutrição animal, pH, Tamanho de partículasResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da silagem de BRS Capiaçu confeccionada com diferentes níveis de inclusão de farelo de trigo. O aditivo foi incorporado ao material picado nos seguintes níveis: 0,0; 5,0; 10; 15 e 20%, com base na matéria natural. Os dados foram submetidos à análise de regressão simples. A capacidade tampão apresentou comportamento cúbico em função do nível de inclusão de farelo de trigo, o que se refletiu no mesmo comportamento verificado para o pH nos diferentes dias de avaliação. O pH do dia 14, apresentou valor do pH ficou próximo a 4,0, condizente com processo fermentativo adequado. A inclusão de maiores níveis de farelo de trigo acarretou em redução linear na participação de partículas com 19 mm ou com tamanhos entre 8,0 e 19 mm, ao passo que houve incremento na quantidade de partículas com tamanho inferior a 8,0 mm com o aumento da inclusão de farelo de trigo ao material triturado. O uso de farelo de trigo na produção de silagem de BRS Capiaçu, auxilia na redução do pH do material ensilado. A adição de farelo de trigo eleva a participação de partículas de tamanho reduzido no material ensilado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).