PARA ALÉM DO RENDERING: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE APOIO AO PROJETO ARQUITETÔNICO COMO PARADIGMAS ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Ellanna Antunes Cezário
  • Guilherme Rodrigues Bruno UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Palavras-chave:

Python, linguagem de códigos, Thonny, Arquitetura

Resumo

O presente artigo visa apresentar e analisar os resultados da pesquisa intitulada "Para além do rendering: Tecnologias digitais de apoio ao projeto arquitetônico como paradigma estruturante da formação acadêmica", desenvolvida na modalidade "inovação tecnológica" (PIBIT), ao longo de doze meses, entre os anos de 2024 e 2025. A pesquisa realizada se constitui de um exercício exploratório, sobre as possibilidades projetuais oferecidas pelo desenho paramétrico com códigos computacionais, mais especificamente a linguagem Python, mediada pela biblioteca Py5 e o ambiente de desenvolvimento integrado Thonny. No presente artigo, os resultados são analisados segundo seu significado para uma epistemologia da arquitetura, em perspectiva histórica estendida, de modo a sustentar o papel do desenho paramétrico como recurso arquitetônico de longa data. Nesse sentido, o texto trabalha a hipótese de que a transformação generativa da forma é um fundamento histórico da arquitetura, e não uma invenção recente possibilitada pelo uso de ferramentas digitais, destacadamente as equipadas com algoritmos de inteligência artificial. Desse modo, o artigo pretende fornecer subsídios para refletir sobre o emprego consciente dessas tecnologias no campo da arquitetura, além de trazer um exemplo prático do exercício, desenvolvido ao longo de um ano, que possibilitou tal reflexão.  

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Campus Erechim