ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS ENTRE OS LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
livro didático; ensino de Ciências; zoologia; mamíferos; BNCC.Resumo
O estudo analisou como os livros da coleção Teláris Essencial – Ciências, de Fernando Gewandsznajder e Helena Pacca, apresentam o conteúdo sobre mamíferos ao longo do Ensino Fundamental II, verificando sua adequação às diretrizes da BNCC. A investigação, de caráter qualitativo e documental, envolveu a leitura integral dos volumes do 6º, 7º e 8º anos, com registro e categorização das ocorrências relacionadas aos mamíferos por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes & Galiazzi, 2011). No 6º ano, predominou uma abordagem introdutória e descritiva (Categoria 1), centrada em características morfológicas básicas, como pelos, glândulas mamárias e viviparidade, ilustradas por espécies emblemáticas como o mico-leão-dourado. No 7º ano, observou-se aprofundamento na mesma categoria, com inclusão da Subcategoria (1.1), contemplando aspectos fisiológicos, adaptações ao ambiente, reprodução e cuidados parentais, além do uso de tabelas comparativas entre vertebrados, que remetem à Categoria (2). Já no 8º ano, os mamíferos aparecem de forma mais restrita, vinculados a conteúdos de ecologia e evolução, com ênfase nas relações tróficas e nas interações ecológicas, embora sem aprofundamento na diversidade do grupo. De modo geral, os resultados mostram uma progressão entre os volumes, mas também revelam lacunas significativas, sobretudo na ausência de discussões sobre diversidade taxonômica, evolução e conservação, o que limita a construção de uma compreensão mais crítica e integrada. Conclui-se que, apesar de os livros oferecerem recursos importantes para o ensino, cabe ao professor adotar uma postura crítica, complementando os conteúdos com materiais atualizados e estratégias pedagógicas variadas, a fim de proporcionar uma aprendizagem mais completa e contextualizada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).