APLICAÇÕES DO ARDUINO EM MODELOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Arduino, modelos didáticos, cinemática, contador de sementes.Resumo
Este projeto propõe a utilização da plataforma Arduino para o desenvolvimento de experimentos e modelos didáticos de baixo custo, que possam ser utilizados no Ensino de Ciências e Matemática. Neste trabalho, são apresentados dois modelos didáticos confeccionados com a utilização do Arduíno. O primeiro, foi um protótipo de contador de sementes, idealizado a partir da necessidade de facilitar a contagem de sementes durante atividades experimentais em laboratórios de ensino e em práticas agrícolas, especialmente por pequenos produtores. O segundo, foi um modelo de Cinemática para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV), no qual foi desenvolvido um trilho de ar, propondo uma solução de baixo custo, que facilitasse o acesso dos educandos aos experimentos. Para ambos os modelos, foram utilizados sensores infravermelhos, que tem proporcionado avanços significativos na automação de tarefas simples, atingindo índices de precisão superiores a 98%. O objetivo deste estudo foi utilizar a plataforma Arduino em atividades práticas para o ensino e aprendizagem de conceitos fundamentais de Ciências, Matemática e programação, utilizando materiais de fácil acesso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).