NÚMERO DE APLICAÇÕES DE FUNGICIDAS SISTÊMICOS COMBINADOS A MULTISSÍTIO PARA CONTROLE DE FERRUGEM DA FOLHA EM TRIGO*
Palavras-chave:
Triticum aestivum L.; Puccinia triticina; controle químico; posicionamento; produtividade.Resumo
A ferrugem da folha do trigo é causada pelo fungo Puccinia triticina. A doença reduz a produtividade da cultura e seu manejo pode ser feito com o uso de cultivares resistentes, eliminação da “ponte verde” e aplicação de fungicidas. Teve-se como objetivo avaliar o efeito do número de aplicações de fungicidas sistêmicos combinados ou não ao multissítio mancozebe, no controle da ferrugem da folha do trigo e no rendimento da cultura. A pesquisa foi conduzida em Erechim, safra 2024, com a cultivar TBIO Astro, em delineamento de blocos ao acaso, com sete tratamentos e quatro repetições. As aplicações de fungicidas ocorreram nos estádios de elongação, emborrachamento e florescimento. Avaliou-se: peso hectolitro, peso de mil grãos, produtividade, severidade e progresso da ferrugem. Azoxistrobina + difenoconazol, com ou sem mancozebe, não altera as variáveis relacionadas à qualidade de grãos (PH e PMG) nem a produtividade de trigo (ns, p ≥ 0,05). Os tratamentos com duas (T3) e três (T4) aplicações de fungicidas sistêmicos se destacam pela redução e pelo retardo do progresso de ferrugem da folha do trigo na cv. TBIO Astro, nas condições de condução desse experimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).