ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS AVALIAÇÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
Palavras-chave:
História da Ciência, ENEM, Ensino de Ciências, Construção do ConhecimentoResumo
Este estudo analisa como a História da Ciência (HC) é representada nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2009 a 2024. Foram analisadas 720 questões, das quais 47 contemplaram aspectos da construção do conhecimento científico ao longo do tempo, classificadas segundo as quatro dimensões propostas por Vidal e Porto (2012). Na dimensão Vida dos Personagens, predominam citações superficiais a cientistas, sem contextualização histórica ou pessoal. A dimensão Abordagem das Ideias e Descobertas evidencia descrições breves de conceitos, quase sempre desvinculadas do contexto social em que surgiram. A dimensão Evolução da Ciência apresenta majoritariamente uma visão linear e direta do desenvolvimento científico, minimizando debates, revisões e retrocessos. Já a dimensão Quem Faz Ciência reforça a imagem de “gênios isolados”, com poucas menções à colaboração coletiva na produção científica. Esses resultados indicam que a presença da HC no ENEM é fragmentada, limitando o potencial formativo do exame. Conclui-se que a valorização de abordagens mais contextualizadas e críticas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento científico e para uma compreensão de que a ciência é fruto de um processo humano, coletivo e inserido em contextos históricos, sociais e econômicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).