ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS AVALIAÇÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Autores

  • Carmele Patrícia Kunst Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Mariele Lunardi Schmechel Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Giordane Miguel Schnorr Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo https://orcid.org/0000-0002-4967-233X

Palavras-chave:

História da Ciência, ENEM, Ensino de Ciências, Construção do Conhecimento

Resumo

Este estudo analisa como a História da Ciência (HC) é representada nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2009 a 2024. Foram analisadas 720 questões, das quais 47 contemplaram aspectos da construção do conhecimento científico ao longo do tempo, classificadas segundo as quatro dimensões propostas por Vidal e Porto (2012). Na dimensão Vida dos Personagens, predominam citações superficiais a cientistas, sem contextualização histórica ou pessoal. A dimensão Abordagem das Ideias e Descobertas evidencia descrições breves de conceitos, quase sempre desvinculadas do contexto social em que surgiram. A dimensão Evolução da Ciência apresenta majoritariamente uma visão linear e direta do desenvolvimento científico, minimizando debates, revisões e retrocessos. Já a dimensão Quem Faz Ciência reforça a imagem de “gênios isolados”, com poucas menções à colaboração coletiva na produção científica. Esses resultados indicam que a presença da HC no ENEM é fragmentada, limitando o potencial formativo do exame. Conclui-se que a valorização de abordagens mais contextualizadas e críticas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento científico e para uma compreensão de que a ciência é fruto de um processo humano, coletivo e inserido em contextos históricos, sociais e econômicos. 

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Cerro Largo