ASPECTOS RELEVANTES DE DIFERENTES MODELOS DE ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL PAN-AMERICANOS
Palavras-chave:
Nutrição, Rotulagem de Alimentos, Legislações de Alimento, Consumo Alimentar, Doenças Crônicas Não TransmissíveisResumo
A Rotulagem Nutricional Frontal (RNF) tem como finalidade facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos e contribuir para escolhas alimentares mais conscientes, configurando-se como estratégia de enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). O presente estudo buscou avaliar o impacto da RNF brasileira a partir da percepção de consumidores dos municípios de Realeza e Laranjeiras do Sul, no Paraná, relacionando-a com aspectos socioeconômicos e demográficos. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 385 indivíduos maiores de 18 anos, entrevistados em locais de grande circulação. Os resultados demonstraram que 47,5% dos participantes perceberam a RNF, sendo que 94,0% destes relataram maior facilidade na compreensão das informações nutricionais. Ademais, a rotulagem influenciou diretamente o consumo alimentar, visto que 28,3% utilizaram a RNF como critério de escolha, 27,3% substituíram e 23,1% excluíram produtos que a apresentavam. O impacto esteve associado a variáveis como idade, gênero, escolaridade, renda, raça e responsabilidade pela compra de alimentos. Conclui-se que a RNF é eficaz em promover maior inteligibilidade da informação nutricional e estimular práticas alimentares mais saudáveis, porém sua efetividade depende do aumento da percepção da população em relação ao novo modelo adotado no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).