SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O USO DO “SE”: APASSIVADOR VERSUS ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO
Palavras-chave:
voz passiva sintética; índice de indeterminação; ensino de gramática; aprendizagem ativa.Resumo
(o resumo expandido está em anexo na aba seguinte, nomeada como "aquivos")
Este trabalho apresenta uma sequência didática voltada para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, com foco na diferenciação entre o uso da partícula “se” como apassivador (voz passiva sintética) e como índice de indeterminação do sujeito. A proposta fundamenta-se na metodologia ativa (Pilati, 2017) e foi organizada em quatro etapas: perguntas diagnósticas, análise de frases reais com reescrita, jogo de baralho gramatical e produção de anúncios a partir da crônica Vende frango-se, de Martha Medeiros. Os resultados evidenciam que a sequência favorece a compreensão das funções do “se” em diferentes contextos, amplia a consciência linguística dos alunos e contribui para o aprendizado da gramática de forma significativa e contextualizada.
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