COMPREENSÕES SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Nathalia Amy-Em Sartor Miyamoto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

práticas pedagógicas, formação de professores, tecnologias digitais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender sobre Inteligência Artificial (IA) no Ensino de Ciências e seu o uso e suas articulações na formação e constituição docente na área de Ciências. Para tanto, utilizou-se a ferramenta de pesquisa avançada do Google Acadêmico, no recorte temporal 2020-2024, com o camando de pesquisa “Ensino de Ciências” “Inteligência Artificial” source: REVISTA. Após a busca, oito artigos foram selecionados para compor o corpus textual de análise.  Através da análise concluímos como inevitável as mudanças oriundas da tecnologia no meio educacional com a IA, que influenciam os processos de ensino e de aprendizagem, envolvendo desafios e potencialidades Neste contexto, confere ao professor o papel de mediar e orientar os alunos para o uso ético e responsável da IA. 

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Cerro Largo