COMPREENSÕES SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
práticas pedagógicas, formação de professores, tecnologias digitaisResumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender sobre Inteligência Artificial (IA) no Ensino de Ciências e seu o uso e suas articulações na formação e constituição docente na área de Ciências. Para tanto, utilizou-se a ferramenta de pesquisa avançada do Google Acadêmico, no recorte temporal 2020-2024, com o camando de pesquisa “Ensino de Ciências” “Inteligência Artificial” source: REVISTA. Após a busca, oito artigos foram selecionados para compor o corpus textual de análise. Através da análise concluímos como inevitável as mudanças oriundas da tecnologia no meio educacional com a IA, que influenciam os processos de ensino e de aprendizagem, envolvendo desafios e potencialidades Neste contexto, confere ao professor o papel de mediar e orientar os alunos para o uso ético e responsável da IA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).