PERFIL METABÓLICO DE Gryllus assimilis ALIMENTADO COM DIFERENTES DIETAS: MARCADORES DO METABOLISMO DIGESTIVO E DO METABOLISMO DE PROTEÍNAS
Palavras-chave:
Entomofagia, Enzimas Digestivas, Grilos, Metabolismo de aminoácidosResumo
O consumo de insetos, ou entomofagia, vem ganhando destaque como alternativa sustentável à carne tradicional. Os grilos, incluindo Gryllus assimilis, apresentam alto valor nutricional, baixo impacto ambiental e eficiência na produção em larga escala. O objetivo deste trabalho foi avaliar como três subprodutos (feijão bandinha, levedura e bagaço de malte) influenciam o perfil de enzimas digestivas em G. assimilis. Foram utilizados 180 grilos adultos alimentados com seis diferentes dietas, dos quais foi retirado o sistema digestivo, separado em anterior, proventrículo, ceco, médio e posterior. Foram analisadas as enzimas digestivas tripsina, amilase e lipase do esôfago e papo (região anterior). Os resultados mostraram que a atividade de tripsina e amilase variou de acordo com a dieta, sendo maior em combinações mistas, enquanto a lipase não apresentou diferenças significativas. Conclui-se que dietas à base de subprodutos podem melhorar o valor nutricional dos grilos e contribuir para uma produção sustentável de alimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).