CRISTINA DE PISANO: O OFÍCIO DE FILÓSOFA NA TRANSIÇÃO ENTRE MEDIEVO E MODERNIDADE
Palavras-chave:
Autonomia feminina, Filosofia Medieval, Identidade feminina, O Ser Mulher, SororidadeResumo
Cristina de Pisano (1363-1430) foi uma mulher altamente erudita, algo raro em uma época em que se negava às mulheres até mesmo o conhecimento das letras. Conhecia a tradição filosófica clássica e medieval, bem como detinha vasto conhecimento em literatura. Em "A cidade das damas", Cristina realiza uma investigação sobre o motivo de as mulheres serem submetidas pelos homens. Nesse percurso, ela trava diálogo com a filosofia e as culturas antiga e medieval a partir da análise de mulheres, quer reais quer da mitologia, que tiveram protagonismo ao longo da história. Consoante ao exposto, a pesquisa tem por finalidade investigar a teoria filosófica de Cristina de Pisano, mais especificamente, sua concepção do ser mulher no final do medievo. O objetivo principal foi mostrar que, já na transição entre medievo e modernidade, encontramos mulheres se ocupando do ofício de filósofa, propondo teorias e rejeitando a submissão imposta pela sociedade patriarcal. Para tal, nos detivemos em analisar a obra anteriormente citada. Como resultado, esperamos ter maior clareza da concepção do ser mulher proposta por uma filósofa medieval para mulheres medievais, mostrando, assim, que a luta contra a opressão masculina não é algo recente na tradição filosófica ocidental.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).