Morfologia e Integridade da Membrana Plasmática de Espermatozoides

Autores

  • Jacqueline Zanella Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Me. Camila Keterine Gorzelanski Trenkel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Mariana Valentini Casagrande Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Eduarda Pogorzelski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Matheus Ramos Rosin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Isadora Corazza Castagnaro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dr. Adalgiza Pinto Neto Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Viabilidade seminal; antioxidante; congelação.

Resumo

A inseminação artificial (IA) é uma biotecnologia reprodutiva amplamente utilizada na bovinocultura, permitindo o uso de animais com alto padrão genético e a uniformização dos plantéis. A criopreservação de sêmen possibilita a conservação do material genético, porém, o processo pode causar estresse oxidativo, comprometendo a viabilidade espermática. Nesse contexto, antioxidantes vêm sendo estudados como alternativa para minimizar os danos causados pelas espécies reativas de oxigênio (EROs).

O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes concentrações de um extrato natural (NP), com potencial antioxidante,  sobre a morfologia e a integridade da membrana espermática do sêmen de um bovino após descongelação. Para isso, foram utilizadas doses de sêmen criopreservado de um touro da raça Braford, divididas em quatro grupos: controle, NP 0,5%, NP 0,75% e NP 1%. As amostras foram analisadas por colorações específicas (Eosina/Nigrosina e Vermelho Congo) e submetidas à avaliação de defeitos morfológicos e de integridade de membrana.

Os resultados demonstraram que não houve diferença significativa (p>0,05) entre os grupos quanto à morfologia e integridade de membrana. Observou-se apenas uma redução numérica dos defeitos de acrossoma nos grupos com maiores concentrações de NP, sugerindo um possível efeito antioxidante.

Conclui-se que a adição do extrato natural nas concentrações testadas não influenciou de forma significativa a morfologia nem a integridade da membrana plasmática dos espermatozoides bovinos após descongelação.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Campus Realeza