CARACTERIZAÇÃO AGRONÔMICA DE PLANTAS DE MORANGUEIRO CULTIVADAS EM SUBSTRATO EM FUNÇÃO DE MÉTODOS DE IRRIGAÇÃO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO.
Palavras-chave:
Fragaria x ananassa, semi-hidropônico, gotejamento, flechaResumo
O trabalho avaliou a caracterização agronômica de plantas de morangueiro (Fragaria x ananassa) cultivadas em substrato sob sistema orgânico de produção, em função de diferentes métodos de irrigação. O experimento foi conduzido na Universidade Federal da Fronteira Sul, em delineamento inteiramente casualizado, utilizando os métodos de gotejamento e flecha/aranha. Foram analisadas variáveis como número de folhas e coroas por planta, diâmetro da coroa, teor de clorofila e produção total por planta. Os resultados demonstraram que o sistema flecha/aranha promoveu maior crescimento vegetativo, maior teor de clorofila e superior produtividade por planta em comparação ao gotejamento convencional. Conclui-se que a escolha adequada do método de irrigação é estratégica para otimizar a eficiência hídrica e nutricional no cultivo orgânico de morangueiro, sendo o sistema flecha/aranha uma alternativa promissora para maior rendimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).