POSSIBILIDADES DA ABORDAGEM DE INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE PROPRIEDADES FIGURAIS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Recurso de interpretação global; Representações semióticas.Resumo
Este trabalho investiga as possibilidades da abordagem de interpretação global de propriedades figurais para o ensino de funções na Educação Básica, fundamentada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS) de Raymond Duval. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico, com revisão sistemática de produções científicas publicadas nos últimos dez anos.
Os resultados evidenciam que diferentes recursos de interpretação global, como translação, simetria, coeficientes algébricos, manipulação de equações paramétricas e a noção de infinitésimo, têm sido explorados em trabalhos acadêmicos, mas em sua maioria sem foco direto na Educação Básica.
Conclui-se que a TRRS é uma importante referência para o estudo das funções e que ainda há a necessidade de propor alternativas pedagógicas aplicáveis em sala de aula, ampliando as possibilidades de compreensão para além do que é tradicionalmente abordado nos livros didáticos.
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