POSSIBILIDADES DA ABORDAGEM DE INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE PROPRIEDADES FIGURAIS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Dieudonne Hyacinthe UFFS
  • Bárbara Cristina Pasa
  • Denise Da Silva Knorst

Palavras-chave:

Recurso de interpretação global; Representações semióticas.

Resumo

Este trabalho investiga as possibilidades da abordagem de interpretação global de propriedades figurais para o ensino de funções na Educação Básica, fundamentada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS) de Raymond Duval. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico, com revisão sistemática de produções científicas publicadas nos últimos dez anos.

Os resultados evidenciam que diferentes recursos de interpretação global, como translação, simetria, coeficientes algébricos, manipulação de equações paramétricas e a noção de infinitésimo, têm sido explorados em trabalhos acadêmicos, mas em sua maioria sem foco direto na Educação Básica.

Conclui-se que a TRRS é uma importante referência para o estudo das funções e que ainda há a necessidade de propor alternativas pedagógicas aplicáveis em sala de aula, ampliando as possibilidades de compreensão para além do que é tradicionalmente abordado nos livros didáticos.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Erechim