ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA COM MATERIAIS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO
Palavras-chave:
Trilho de ar, espaço-tempo, Materiais didáticos, baixo custoResumo
Este trabalho investiga a importância de desenvolver materiais didáticos de baixo custo para o ensino de Ciências e Matemática, visando tornar a educação mais acessível, engajadora e eficaz. A pesquisa enfatiza que a utilização desses materiais contribui para a construção do conhecimento e para o aprimoramento do raciocínio dos estudantes, além de fomentar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo. O objetivo central foi criar e apresentar materiais didáticos acessíveis que facilitem a compreensão de conceitos teóricos complexos, suprindo a carência de equipamentos dispendiosos nas instituições de ensino. Para tal, foi elaborado um Trilho de ar utilizando materiais de baixo custo, onde foram realizados experimentos práticos detalhados que comprovam a eficácia do projeto no estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV).
O "Trilho de ar" foi desenvolvido para a investigação prática de fenômenos físicos como o MRU e o MRUV. A construção do trilho de ar envolveu a utilização de materiais alternativos e componentes de fácil acesso com baixo custo. O Arduino foi programado para controlar o sistema, registrar o tempo de passagem do carrinho pelos sensores e acionar o eletroímã para iniciar os experimentos. Os testes realizados com o trilho de ar demonstraram sua eficácia na simulação de ambos os movimentos. No MRU, a relação linear entre distância e tempo foi confirmada, indicando uma velocidade constante. No MRUV, a relação parabólica entre distância e tempo validou a aceleração constante do carrinho, comprovando o potencial educacional do projeto para o ensino prático em contextos com recursos limitados.
Em síntese, este projeto valida o potencial educacional de materiais didáticos de baixo custo, oferecendo alternativas viáveis para o ensino prático de conceitos complexos em Ciências e Matemática. A replicabilidade e adaptabilidade das ferramentas desenvolvidas promovem uma compreensão mais profunda dos princípios físicos e estimulam a criatividade e a resolução de problemas. A iniciativa demonstra que é viável proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora e acessível, superando as limitações impostas pela escassez de equipamentos didáticos onerosos e tornando o ensino mais dinâmico e engajador para os estudantes.
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