Desenvolvimento de ligante álcali-ativado a partir de resíduo de módulos fotovoltaicos
Palavras-chave:
Cimentos alcalinos; pó de vidro de módulos fotovoltaicos; resíduos agroindustriaisResumo
A produção de cimento Portland é responsável por até 8% das emissões globais de CO₂, o que incentiva a busca por alternativas sustentáveis. Este estudo investiga o desenvolvimento de um cimento alcalino (CA) a partir de resíduos de vidro de módulos fotovoltaicos (VMF) e cal hidratada de casca de ostra (CHCO). O VMF, rico em sílica amorfa, e a CHCO, fonte suplementar de cálcio, foram combinados com hidróxido de sódio em diferentes concentrações, razões de mistura e tempos de cura. Ensaios de resistência à compressão mostraram valores de até 1,52 MPa aos 28 dias, especialmente nas proporções VMF/CHCO de 2,33 e 4, com predominância do gel cimentante C-S-H. Testes de lixiviação evidenciaram encapsulamento de metais como Cu, Ni e Pb, embora Ba, Cd, Cr e Zn tenham excedido limites em alguns períodos. Conclui-se que o CA produzido apresenta potencial para aplicações geotécnicas e contribui para reduzir impactos ambientais da construção civil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).