CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE FORMA INTERDISCIPLINAR E MULTIDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Educação Básica, Robótica EducacionalResumo
O trabalho apresenta ações para integrar a Computação na Educação Básica de forma interdisciplinar, atendendo à obrigatoriedade definida em 2023. A iniciativa envolveu formação continuada de professores e criação de materiais didáticos alinhados à BNCC, com foco em Pensamento Computacional e robótica educacional de baixo custo. As etapas incluíram estudo bibliográfico, elaboração de apostila, oferta de curso de 40h para docentes da rede pública e desenvolvimento de atividades práticas, como projetos com Arduino. Resultados preliminares mostram engajamento significativo dos professores e eficácia dos recursos produzidos, reforçando a importância da formação e de materiais acessíveis para consolidar a Computação no currículo escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).