OS MONOCULTIVOS E AS FLORESTAS NO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
História Ambiental, Monoculturas, Sul do BrasilResumo
Durante a segunda metade do século XX, o Sul do Brasil passou por uma grande transformação ambiental, devido à introdução da monocultura de espécies exóticas, incentivada pelo governo. Diante disso, o objetivo central do presente estudo é analisar, através da teoria da História Ambiental, as práticas de plantio de monoculturas em áreas anteriormente ocupadas pela Floresta de Araucária no Sul do Brasil, a partir de 1960. Para a elaboração da pesquisa, utilizaram-se fontes documentais oficiais, como relatórios governamentais e legislações estaduais, municipais e federais. Além disso, foram analisados mapas da região, relatórios informativos produzidos por instituições como o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), matérias de jornais, entre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).