“POR SEREM ANALFABETOS”: A ESCOLARIZAÇÃO PARA NEGROS NO IMEDIATO PÓS-ABOLIÇÃO. INVERNADA DOS NEGROS – SC.

Autores

  • Maria Fernanda de Goes Fachin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Renilda Vicenzi Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Comunidade negra; educação; escolarização; território

Resumo

A pesquisa analisa a Ação de Divisão de terras da comunidade negra Invernada dos Negros/SC, conduzida pelo advogado Henrique Rupp em 1928, destacando estratégias jurídicas de manipulação e expropriação. Com abordagem qualitativa, combina levantamento bibliográfico sobre vivências negras no pós-abolição e análise documental do processo. O estudo evidencia a ausência de escolarização formal aos habitantes da comunidade e o uso do analfabetismo para legitimar violências e diversas formas de exclusão, entre elas a expropriação de terras, revelando a atuação contínua do racismo estrutural por meio de dispositivos legais e institucionais que favoreceram elites brancas em detrimento dos direitos da população negra.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Chapecó