“POR SEREM ANALFABETOS”: A ESCOLARIZAÇÃO PARA NEGROS NO IMEDIATO PÓS-ABOLIÇÃO. INVERNADA DOS NEGROS – SC.
Palavras-chave:
Comunidade negra; educação; escolarização; territórioResumo
A pesquisa analisa a Ação de Divisão de terras da comunidade negra Invernada dos Negros/SC, conduzida pelo advogado Henrique Rupp em 1928, destacando estratégias jurídicas de manipulação e expropriação. Com abordagem qualitativa, combina levantamento bibliográfico sobre vivências negras no pós-abolição e análise documental do processo. O estudo evidencia a ausência de escolarização formal aos habitantes da comunidade e o uso do analfabetismo para legitimar violências e diversas formas de exclusão, entre elas a expropriação de terras, revelando a atuação contínua do racismo estrutural por meio de dispositivos legais e institucionais que favoreceram elites brancas em detrimento dos direitos da população negra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).