Formação de Professores para Compreensão Internacional da UNESCO

Autores

  • PEDRO SILVEIRA UFFS
  • VITOR MARQUES PEREIRA Universidade Federal da Fronteira Sul
  • WESLEY SANTANA CARVALHO Universidade Federal da Fronteira Sul
  • HALFERD CARLOS RIBEIRO JÚNIOR Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Compreensão internacional, Formação de professores, UNESCO

Resumo

Este trabalho analisa a proposta de Compreensão Internacional desenvolvida pela UNESCO no pós-Segunda Guerra Mundial, com ênfase em suas implicações para a educação e a formação de professores. O foco está em como a organização passou a utilizar a educação como instrumento estratégico para promover a paz, a solidariedade entre os povos e o respeito à diversidade cultural. A partir de documentos oficiais e estudos críticos, especialmente nacionais, investigamos como a formação docente foi concebida como elemento central para construir uma cultura de paz e disseminar valores voltados ao entendimento mútuo entre as nações. A estrutura do texto organiza-se da seguinte forma: na introdução, apresenta-se o contexto histórico de criação da UNESCO e seus princípios fundadores no campo educacional. Em seguida, são expostos os objetivos e a metodologia, com destaque para a análise documental e bibliográfica. No capítulo central, examina-se a atuação da UNESCO no fortalecimento da Compreensão Internacional por meio da valorização dos professores, das estratégias para o chamado “terceiro mundo” e das contradições emergentes, como a desvalorização implícita da educação latino-americana. A conclusão retoma os principais achados e ressalta a relevância simbólica e política das ações da UNESCO para o debate educacional contemporâneo.

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Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Erechim