ESTIMUGAME: UM SOFTWARE EDUCATIVO COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO PARA ESTIMULAR A LEITURA EM CRIANÇAS COM DISLEXIA

Autores

  • Caroline Taís Link Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Cleusa Inês Ziesmann Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Jeize de Fátima Batista Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Dislexia, Jogos, Ludicidade, Inclusão, Leitura

Resumo

O trabalho apresenta o EstimuGame, um software educativo desenvolvido para auxiliar crianças com dislexia no aprimoramento da leitura. Aplicado com alunos do 6º ano de uma escola municipal de Cerro Largo, o projeto utilizou o software ao longo de nove meses, com atividades semanais voltadas à consciência fonológica. Os resultados demonstraram avanços significativos na fluência leitora, autocorreção e redução de erros fonêmicos entre os participantes. A pesquisa destaca a eficácia de ferramentas digitais lúdicas, como o software EstimuGame, no apoio à aprendizagem inclusiva, embora reforce a necessidade de estratégias complementares para casos com dificuldades persistentes.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Campus Cerro Largo