O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ESTUDO DO GRUPO DE ROTAÇÕES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Eluísa Andréia Nerling UFFS Campus Chapecó
  • Rosane Rossato Binotto UFFS Campus Chapecó
  • Vitor José Petry UFFS Campus Chapecó

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Grupo de Rotações, Licenciatura em Matemática, GeoGebra, Álgebra

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional por estudantes de Licenciatura em Matemática, no estudo do grupo de rotações com o uso do GeoGebra. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, que contou com a participação de seis estudantes que criaram Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para estudar o grupo de rotações de polígonos regulares. Estes responderam, em uma sala virtual do GeoGebra, questões sobre esse grupo e sobre os pilares do pensamento computacional. Os resultados indicam que o uso de OVA facilitou a visualização e a compreensão das rotações de polígonos regulares, evidenciando a presença dos pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Campus Chapecó