PRODUÇÃO DE FIBRAS POR ELETROFIAÇÃO DE MATERIAIS NÃO POLIMÉRICOS
Palavras-chave:
eletrofiação, fibras, corantesResumo
O presente estudo aborda a problemática da contaminação de águas por corantes industriais e propõe o uso da técnica de eletrofiação para produzir fibras adsorventes capazes de remover esses corantes. Foram utilizados blends de poli (ácido lático) (PLA) e lecitina em diferentes proporções na formação das fibras. O corante escolhido para análise foi o azul de metileno. Os resultados demonstraram que as fibras produzidas com as proporções de 50:50 e 75:25 de PLA/lecitina apresentaram excelente capacidade de adsorção, removendo mais de 39% do corante da solução. Esses resultados sugerem que essas fibras têm potencial para aplicação na remoção de corantes de efluentes industriais. No entanto, é importante considerar que a eficácia pode variar com diferentes corantes, exigindo investigações adicionais para avaliar seu desempenho em diferentes cenários industriais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).