EFEITO DO HORÁRIO DE FORNECIMENTO DE DIETAS CONTENDO DIFERENTES NÍVEIS DE CÁLCIO SOBRE O DESEMPENHO PRODUTIVO E QUALIDADE DE OVOS DE GALINHAS POEDEIRAS CRIADAS EM GAIOLAS E EM SISTEMA SEMI-ABERTO
Palavras-chave:
Nutrição, Minerais, AbsorçãoResumo
Objetivou-se avaliar variáveis de desempenho, teor de cálcio na casca e qualidade interna e externa de ovos, de galinhas poedeiras em final de ciclo de produção, alimentadas com diferentes horários de fornecimento de cálcio. O experimento foi realizado no aviário experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, com duração de 90 dias, em delineamento inteiramente ao acaso, com galinhas poedeiras, divididas em 24 parcelas, distribuídas em quatro tratamentos, sendo respectivamente, 4% em dois turnos (T1), 2,75% pela manhã e 1,25% a tarde (T2), 2,0% pela manhã e 2,0% a tarde (T3) e 1,25% pela manhã e 2,75% a tarde (T4). Foram avaliadas a relação produção/galinha/período, ovos/dúzia/galinha, kg de ração/dúzia de ovos, consumo diário de ração/ave, peso de ovo, gema, albúmen, espessura e peso de casca, comprimento e altura de gema e teor de cálcio nas cascas. Os resultados foram avaliados com o uso do SAS (2001), pelo PROC GLM e a comparação das médias pelo teste de Tukey (5%). O fornecimento de cálcio em dois períodos acarretou prejuízo (P<0,05) nas variáveis produção/galinha/período; ovos/dúzia/galinha; kg de ração/dúzia de ovos. Pode-se concluir que o melhor desempenho das aves de postura é obtido quando utilizamos dietas semelhantes durante todo o dia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

