UM OLHAR PARA A PRÁTICA DE LEITURA VIVENCIADA NUM GRUPO DE LEITURA DE TDC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Formação do Leitor, Linguagem da Ciência, Práticas de LeituraResumo
A presente pesquisa contempla a temática da prática de leitura junto à formação de professores e, de modo especial, pelas atividades desenvolvidas junto ao grupo de estudos de Textos de Divulgação Científica (TDC) como potencial na Formação do Leitor. Teve como objetivos, de modo geral, qualificar a compreensão sobre a prática da leitura na formação inicial de professores e, de modo mais específico, identificar se a prática de leitura vivenciada no Grupo de Leitura de TDC tem motivado os participantes para propor a prática de leitura em seus planejamentos de ensino e, ainda, neste uso identificar a sua compreensão acerca do TDC para o Ensino de Ciências. A pesquisa é de cunho qualitativa e os instrumentos de coleta dos dados contemplaram: a) uma revisão bibliográfica acerca da prática da leitura na formação inicial de professores nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), nas últimas cinco edições do evento, b) realização de um questionário semi-estruturado encaminhado aos participantes do grupo; e c) análise das (de)gravações dos encontros de leitura. Os resultados foram construídos pelo uso da Análise Textual Discursiva (ATD).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).