PURIFICAÇÃO DE QUERATINASES FUNGICAS POR SISTEMA AQUOSO BIFÁSICO PARA POSTERIOR APLICAÇÃO NA DEGRADAÇÃO DE RESÍDUOS QUERATINOSOS
Palavras-chave:
Enzimas, fungos, QueratinasesResumo
A queratina é uma proteina que é encontrada em diversos tipos de oganismos, ela possui estrutura tridimensional com ligalçoes de dissulfeto e pontes de hidrogênio. As queratinases são enzimas capazes de hidrolisar resíduos que possuem queratina em sua composição. Os resíduos utilizados são pelos de suinos obtidos na agroindustria, estes são utilizados como substrato, o qual é inoculado contendo um microorganismo produtor de queratinase. No Brasil existe uma alta demanda de resíduos queratinosos por conta da produção de carne suina. Essa é uma alternativa eficaz que pode ser utilizada em ampla escala na degradação de resíduos queratinosos pois é uma alternativa que possui um baixo custo e sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).