DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS EM MACROBRACHIUM ROSENBERGII SUBMETIDOS A CONTAMINAÇÃO AGUDA POR GLIFOSATO - EFEITOS NA DEFESA ANTIOXIDANTE, COLINESTERASE E METABOLISMO DE AMINOÁCIDOS
Palavras-chave:
Camarão gigante da Malásia, Roundup, Pós-larva, toxicidadeResumo
O caramão gigante da malásia vem crescendo e muito sua produção no mundp, mas as poluições decorrente de agrotóxicos presente na água pode prejudicar muito sua criação, dessa forma a avaliação da contaminação do Macrobrachium rosenbergii com glifosato que é um dos agrotoxicos mais utilizados na agricultura é crucial para saber os efeitos dessa contaminação sobre o animal. Através do desenvolvimento dos camarões em laboratório e sua reprodução, foi realizado uma contaminação aguda em animais em estádio fenológico de pós larva por 24 horas para avaliar os efeitos sobre esses animais. Através da avaliação dos movimentos dos animais, percebeu-se que os mesmos paralizavam com 4 horas após a contaminação, mais com 24 horas após contaminados já retornavam a movimentação normal. Além disso foram feitos analises bioquímicas que não encontraram diferenças na atividade da colinesterase e nem na GST, que são enzimas responsáveis pela movimentação dos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).