CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-HÍDRICA DE SOLOS DE ENCOSTA UTILIZADO COM FRUTICULTURA, ERVA MATE, LAVOURA TEMPORÁRIA EM PLANTIO DIRETO SEM TERRAÇOS E LAVOURA TEMPORÁRIA EM SISTEMA CONVENCIONAL NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO
Palavras-chave:
Encosta; retenção de água; profundidade.Resumo
A caracterização dos solos permite um maior conhecimento de como é o comportamento da água no solo e sua disponibilidade para as plantas. Sendo assim, neste trabalho objetivou-se caracterizar os aspectos físico-hídricos de solos de encosta utilizados com fruticultura, erva-mate, lavoura temporária em plantio direto sem utilização de terraços e em sistema convencional na Região do Alto Uruguai Gaúcho. Foram selecionados solos utilizados com fruticultura e erva-mate. Para caracterização foram determinadas a granulometria, densidade de partícula do solo, densidade aparente do solo, curva de retenção da água no solo, porosidade total, volume de macroporos, volume de microporos, volume de criptoporos, umidade na capacidade de campo, umidade no ponto de murcha permanente, disponibilidade total de água no solo e condutividade hidráulica do solo saturado. O uso com erva-mate ou fruticultura teve pouca influência sobre as características fisico-hídricas do solo. No entanto, a camada de solo superficial apresentou melhores condições para o armazenamento de água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).