O ENFOQUE CTS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E NAS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Paula Butzen Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Letícia Barbieri Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

educação ambiental; enfoque CTS; educação básica.

Resumo

No cenário atual de nossa sociedade, o estudante vive rodeado por um mundo científico-tecnológico, o qual, muitas vezes, não tem a compreensão deste e das questões políticas, sociais e ambientais envolvidas, nesse contexto, surge a necessidade de reformulação da prática docente, bem como, do currículo ora posto. Nesse sentido, investigamos como a não neutralidade da Ciência-Tecnologia tem-se apresentado nas configurações curriculares e nas práticas educativas com enfoque CTS que tratam da Educação Ambiental, presentes nos artigos dos periódicos Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física, Revista da SBENBIO e Investigações em Ensino de Ciências. Objetivando, identificar e caracterizar a abordagem dada, à dimensão da não neutralidade da CT, nas configurações curriculares e nas práticas educativas correspondentes ao contexto brasileiro. Para tanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico, seguindo a dinâmica metodológica da Análise Textual Discursiva, onde emergiram três categorias: 1) Superação da neutralidade da CTS e participação social; 2) Educação Ambiental nas práticas com enfoque CTS; 3) Dificuldades encontradas na abordagem das práticas. A partir delas, podemos observar que as práticas discutem para além da degradação ambiental, envolvendo as questões sociais e, por vezes, políticas e econômicas e que, para potencializar a abordagem acerca da não neutralidade da CT, é preciso investir na formação inicial e continuada, no reconhecimento profissional docente e nos materiais de apoio.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Butzen Hendges, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

    Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa de
    Residência Pedagógica UFFS/CAPES.

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Publicado

08-10-2020