SÍNDROMES HIPERTENSIVAS GESTACIONAIS (SHG): ANÁLISE DA CORRELAÇÃO CLÍNICA COM AS REPERCUSSÕES DO LEITO VASCULAR PLACENTÁRIO DE GESTANTES DE ALTO RISCO
Resumen
As síndromes hipertensivas gestacionais (SHG) são caracterizadas pelo aumento da pressão arterial que se manifesta somente na gravidez, onde os níveis pressóricos apresentam-se iguais ou acima de 140/90 mmHg. As SHG são classificadas em Hipertensão Arterial Crônica (HAC), Hipertensão Crônica sobreposta à Pré-eclâmpsia, Hipertensão Gestacional (HG), Pré-eclâmpsia (PE) e Eclâmpsia. O objetivo deste estudo é caracterizar gestantes com diagnóstico de SHG; Verificar a relação entre a suplementação com cálcio e os fatores preditivos da pressão arterial materna por meio dos parâmetros bioquímicos dos hormônios reguladores: fator hipertensivo da paratireóide (PHF), paratormônio (PTH) e verificar a contribuição do sistema purinérgico. Pesquisa de caráter intervencional, longitudinal, com análise quantitativa, realizada em uma clínica no oeste catarinense. O período da coleta de dados e de sangue ocorreu entre janeiro a junho de 2018. As SHG indicam uma necessidade na abordagem das gestantes pela equipe de saúde, pois é de suma importância identificar as gestantes de alto risco, para que se possa realizar um pré-natal pertinente, para conseguinte ter se um bom desfecho no parto e puerpério.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).