A NATUREZA DA JUSTIÇA E SUA APLICAÇÃO NA ÉTICA NICOMAQUEIA DE ARISTÓTELES
Resumen
A justiça é de extrema relevância para a teoria ético-política aristotélica, para compreender o conceito de justiça, suas distinções e aplicabilidade, faz-se necessária a leitura e interpretação do Livro V da obra “A Ética a Nicômaco”. Aristóteles amplia a discussão da justiça e vai além de seus antecessores, definindo a justiça como uma virtude completa, ou seja, que torna o homem plenamente realizado na vida política. Quando se trata das escolhas particulares leva-se em consideração uma espécie da virtude, e quando as ações correspondem ao outro, ou a ações exteriores, estamos diante da justiça. O filósofo amplia a discussão da justiça para além daquela feita por seus antecessores, tornando uma teoria política prática.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).