COMPETIÇÃO ELEITORAL NO BRASIL: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS.
Resumen
Neste artigo, interpretamos que existem objetivos partidários discerniveis e diferentes ao longo do tempo nos países. Estes diferentes objetivos foram realçados pela literatura sobre organizações partidárias, dando origem, inclusive, há várias tipologias diferentes, como partidos de massa, cacth-all e cartel. Assim, propomos a criação do Índice de Objetivos Partidários (IOP), que consiste em verificar, a partir de dados eleitorais, os três principais objetivos dos partidos políticos: votos (vote-seeking), políticas públicas (policy-seeking) e cargos (office-seeking). Para compor o banco de dados, foram selecionadas as eleições municipais do Estado do Rio Grande do Sul, entre 2008 a 2016, totalizando 1490 casos. O resultado da pesquisa quantitativa mostra um índice coerente, que pode ser utilizado em outros estudos. Além disso, conseguimos colocar os principais partidos políticos gaúchos em um continnum de objetivos, criando, inclusive, um triângulo tridimensional no que diz respeito aos objetivos partidários.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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