TEORIAS LINGUÍSTICAS, METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM METACOGNITIVA

INTERSEÇÕES PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores/as

  • Eduarda Andréia Kerkhoff UFFS
  • Aline Peixoto Gravina

Palabras clave:

Metodologias de Aprendizagem Ativa; Ensino e Gramática; Materiais Concretos e Educação.

Resumen

Este trabalho aborda, inicialmente, os processos de aprendizagem pelo qual as pessoas passam, para que seja possível mapear as defasagens das metodologias atuais que encontramos no ensino básico e tradicionalista. Após isso, serão discutidas novas metodologias de aprendizagem ativa, tanto em outras áreas do conhecimento como na área da educação e da linguística. Por fim, propomos a elaboração de um jogo de tabuleiro para a aplicação no ensino básico, baseado nos princípios de Pilati (2017), que abrangem o conhecimento prévio do aluno, desenvolver o conhecimento profundo dos fenômenos linguísticos estudados e promover a aprendizagem ativa por meio do desenvolvimento de habilidades metacognitivas.

Palavras chave: Metodologias de Aprendizagem Ativa; Ensino e Gramática; Materiais Concretos e Educação.

Publicado

27-09-2023

Número

Sección

Linguística, Letras e Artes