INVESTIGAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE AGROTÓXICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ
Palabras clave:
Agrotóxicos., Águas superficiais, LC-MS, SPEResumen
Os agrotóxicos são indispensáveis na agricultura de grande escala no Brasil, no entanto, o uso incorreto pode causar a contaminação dos recursos hídricos. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a determinação de 24 agrotóxicos em águas superficiais na Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí. Para o preparo das amostras de água superficial utilizou-se a Extração em Fase Sólida (SPE) e como método de detecção e quantificação foi utilizada a Cromatografia Líquida Acoplada a Espectrometria de Massas (LC-MS). Foram escolhidos 12 pontos de coletas, contabilizando 7 cidades com grandes vertentes agrícolas como soja, trigo e milho. O estudo foi realizado em novembro de 2021, na estação primavera e fevereiro de 2022, estação verão. Como resultados foram detectado abaixo do Limite de Quantificação do Método nas duas estações do ano estudadas agrotóxicos comumente utilizados nos cultivos de soja e milho. Assim, através deste estudo evidencia-se a importância do constante monitoramento quanto a agrotóxicos na região em água superficial, visto que o desenvolvimento agrícola tem sido crescente na mesma.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).