POLÍTICAS CURRICULARES QUE ORIENTAM O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM OLHAR PARA A BNCC E O REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO
Palabras clave:
Currículo; Educação Básica; Documentos Curriculares; Ensino de Ciências.Resumen
Apresenta-se neste trabalho uma pesquisa com foco na construção de políticas curriculares no Brasil com o objetivo de analisar conhecimentos/conteúdos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, apresentados nos documentos curriculares para o Ensino Médio no RS, com foco no ensino de Ciências. A importância da temática é justificada pela necessidade de contribuir para o processo de reflexão acerca da construção de currículos na Educação Básica e, ainda, para o processo de escolha dos materiais didáticos a serem utilizados nas aulas de Ciências. Tomou-se como foco documentos curriculares e livros didáticos do Ensino Médio correspondentes ao Objeto 1 utilizados por escolas públicas da região das Missões/RS. Como resultados identificou-se nos estudos acadêmicos duas categorias, a saber: a) Compreensões acerca da relação vertical de poder; b) Compreensões acerca da relação horizontal de poder. Já no processo de análise dos livros didáticos observou-se que as dez competências citadas na Base Nacional Comum Curricular constam nos livros e são destacadas ao longo de cada projeto integrador.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).