EXTRATO ETANÓLICO DE PRÓPOLIS NO CONTROLE DA BRUSONE E GIBERELA DO TRIGO
Palabras clave:
Triticum aestivum, indução de resistência, Pyricularia grisea, Fusarium graminearum, derivado apícola.Resumen
O efeito medicinal e antimicrobiano da própolis já é bem conhecido, no entanto ainda são poucas informações do potencial uso na proteção de plantas. Assim, esse trabalho teve por objetivo avaliaro potencial do extrato etanólico de própolis no controle da brusone e giberela do trigo causadas pelos fungos Pyricularia grisea e Fusarium graminearum, respectivamente. O trabalho foi dividido em duas partes, onde a primeira consiste no experiemento em laboratório e o segundo, em casa de vegetação. O preparado da própolis foi obtido por maceração por 15 dias em etanol 70%, seguido de filtragem e diluição em água em diferentes concentrações. Em condição de laboratório foram avaliadas as concentrações de 0, 0,1, 0,5, 1 e 2% do extrato etanólico sobre o crescimento micelial do fungo P. grisea e F. graminearum. Observou-se que o preparado a base de própolis apresentou efeito inibitório direto sobre o fitopatógeno além de efeito indutor de enzimas de defesa,levando a redução severidade da doença.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).