OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO GEOGEBRA: ESTUDO DE POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE PARÁBOLAS
Palabras clave:
Parábola; GeoGebra; Objetos virtuais de aprendizagem; Imaginação pedagógica.Resumen
Com o objetivo de produzir materiais didáticos digitais de modo a contribuir para o ensino e aprendizagem de parábolas no Ensino Médio, neste trabalho elaborou-se objetos virtuais de aprendizagem (OVA), utilizando-se o software GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórico propositiva em que se realizou uma análise de possibilidades e potencialidades de interação e de conceitos nesses OVA, por meio de um exercício de imaginação pedagógica, na perspectiva de Skovsmose, realizada pelos proponentes deste trabalho. Neste exercício foram apontados como principais conceitos e conteúdos que podem ser explorados: definição, elementos e propriedades da parábola; além da propriedade reflexiva que pode ser usada em diferentes aplicações. Destaca-se também a possibilidade de manipular elementos dos OVA, facilitando visualmente aos estudantes, o entendimento de propriedades matemáticas presentes nesses objetos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).