AVALIAÇÃO DA ESCALABILIDADE DO PROTOCOLO MQTT NO CONTEXTO DA INTERNET DAS COISAS
Palavras-chave:
Federação, Escalabilidade, MQTT, BrokerResumo
A implantação de bilhões de dispositivos inteligentes capazes de sentir e interagir com seu ambiente, através da aquisição e envio de dados pela rede é conhecido como a Internet das Coisas. Dentre os protocolos que possibilitam a comunicação destes dispositivos, o mais difundido é o Message Queuing Telemetry Transport (MQTT). Em sua implementação padrão o MQTT faz uso de apenas um servidor central (i.e. broker) para a filtragem e repasse de mensagens. O broker se apresenta, nesse contexto, como um ponto único de falha e um possível gargalo no desempenho do sistema. Surge assim a necessidade de abordagens escaláveis do MQTT, como a clusterização e a federação de brokers. O presente trabalho possui como objetivo analisar o desempenho da federação de brokers MQTT. Para tal, apresentamos uma nova implementação de um federador: aplicação que fornece as capacidades de federação aos brokers. Utilizando do federador, então, montamos um estudo de caso, onde comparamos o desempenho das abordagens tradicional (de único broker) e de federação, tendo como métrica a latência de publicações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).