ADJUNTO ADNOMINAL X PREDICATIVO: ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA AS FUNÇÕES DO ADJETIVO EM SALA DE AULA
Keywords:
Adjetivo; Aprendizagem Ativa; Letras; Adjunto Adnominal.Abstract
O presente trabalho aborda questões que dizem respeito ao ensino gramatical na Educação Básica, e traz questões que devem ser observadas em conjunto com o que vem sendo produzido e trabalhado dentro da academia, para que assim seja possível criar uma ponte que tem como objetivo diminuir o distanciamento que há entre o universo acadêmico e o ensino de gramática nas escolas espalhadas pelo Brasil. Sendo assim, o objetivo do Trabalho de Iniciação Científica foi a produção de sequências didáticas, em formato de oficinas, que são complementares aos livros didáticos para os professores da educação básica. As atividades, que foram desenvolvidas no decorrer do projeto, tem o objetivo de envolver práticas e metodologias alternativas para reforçar o ensino do fenômeno sintático “adjetivo”, com o intuito de futuramente serem aplicadas a alunos de escolas regulares brasileiras, além de oficinas temáticas com a participação de professores da área linguística para que ocorra um momento de feedbacks sobre as oficinas. O trabalho realizado busca demonstrar aos alunos o sistema linguístico de forma a entenderem que uma classe morfológica, como o adjetivo, pode exercer mais de uma função sintática na produção linguística, onde no caso desse projeto, foi trabalhaod com as funções de adjunto adnominal e predicativo. Torna-se importante salientar também que a sequência didática produzida não tem como objetivo substituir quaisquer materiais já existentes, sejam livros didáticos ou apostilas que tratam sobre o assunto, e sim atuar de maneira complementar, apresentando uma maneira alternativa de se trabalhar o fenômeno citado anteriormente, levando em consideração os pressupostos da Aprendizagem Ativa (A.P.) que serão citados e exemplificados no decorrer do trabalho.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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