AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE SECAGEM POR SPRAY DRYER DO SORO DE LEITE: REVISÃO SISTEMÁTICA
Palabras clave:
soro de leite, secagem por aspersão, atomização, concentrado proteicoResumen
É definido como soro de leite, o subproduto oriundo da produção de queijos através da coagulação da caseína em leite integral. O soro de leite apresenta em sua composição água, proteínas, lactose e sais minerais, além de elevada demanda biológica de oxigênio, podendo ser considerado como um efluente para o meio ambiente quando não destinado corretamente. Processos de secagem podem transformar o soro de leite in natura em pó, agregando valor ao subproduto, além de melhorar sua estabilidade para comercialização, transporte e armazenamento. Entre os processos conhecidos para desidratação do soro está a secagem por atomização, na qual consiste em remover a água de gotículas atomizadas em curto período. Entretanto, a secagem em spray dryer para soro de leite apresenta desafios devido a presença de lactose em sua composição, resultando em deposição de partículas, pegajosidade e aglomerações durante o processo. Desta forma, a presente revisão sistemática de literatura, tem como objetivo buscar nas bases de dados científicos trabalhos referentes ao tema, a fim de extrair informações sobre os principais tópicos estudados na secagem do soro de leite em spray dryer e caracterização do soro de leite em pó.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).