TRATAMENTO DE EFLUENTES POR PROCESSO DE ADSORÇÃO UTILIZANDO LODO DE ETA
Palabras clave:
cinética; azul de metileno; p-nitrofenol.Resumen
O lodo das Estações de tratamento de água (ETA), é um subproduto facilmente encontrado em cidades e metrópoles que utilizam águas superficiais como fonte de água potável, devido a isto, a sua disponibilidade é assegurada (BABATUNDE; ZHAO, 2010). Diversas pesquisas estão sendo realizadas para demonstrar o uso potencial de lodo de ETA como adsorvente. O processo de adsorção tem sido considerado um dos mais eficientes no que diz respeito ao tratamento de água e águas residuárias, e possui um grande potencial para reduzir os níveis de compostos tóxicos de efluentes industriais ao meio ambiente (MOREIRA, 2008). Segundo Nascimento (2014), a adsorção é um processo de transferência de massa, onde o material adsorvente concentra em sua superfície os contaminantes com potencial risco ao meio ambiente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).