DESENVOLVIMENTO DE COLETIVOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
Abstract
Apresentamos neste texto os resultados de uma pesquisa que buscou investigar o desenvolvimento de Coletivos de Pensamento de professores participantes dos Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências, projeto de extensão vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS. Por meio do estudo analisamos expressões compartilhadas por professores, nos contextos de ensino em que atuam, e identificar aproximações com a investigação-ação (IA). Os pressupostos da IA têm sido trabalhados nos Ciclos Formativos desde o seu início, o que contribui para o desenvolvimento de Estilos de Pensamentos (EP) que deflagram aspectos que fundamentam a formação crítico-reflexiva do sujeito. Para tanto, partimos da compreensão que o contexto de vivência formativa determina a forma de pensar e consequentemente o EP característico dos sujeitos e, com isso, o desenvolvimento de Coletivos de Pensamento (CP).
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).