EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICOS E A OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÕES NO SISTEMA AUDITIVO DE AGRICULTORES ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REABILITAÇÃO AUDITIVA
Abstract
Muitos estudos têm apontado as intoxicações por agrotóxicos como um grave problema de saúde pública. Ainda, é preciso lembrar que na agricultura o local de trabalho é o ambiente e portanto se contaminam o trabalhador, a produção e o ambiente. Além das implicações sobre a saúde geral, os agrotóxicos são descritos como potencialmente ototóxicos, ou seja, são nocivos à audição. Para tanto, objetivou-se verificar a relação da exposição a agrotóxicos e a ocorrência de alterações no sistema auditivo de agricultores atendidos em um Centro Especializado em Reabilitação Auditiva (CER). O estudo foi realizado com 70 trabalhadores rurais expostos a agrotóxicos que residem na região noroeste do Rio Grande do Sul, no período de março a dezembro de 2017. Entretanto, através de análises estatísticas realizadas para as variáveis faixa etária e tempo de exposição ao agrotóxico em função do grau de perda auditiva, observou-se correlação fraca e não significativa entre a variáveis, visto que não foram selecionados proporcionalmente por faixa etária, mas por aqueles que acessaram o serviço de saúde, além de não ter sido realizado uma triagem auditiva e que a grande maioria da amostra possuía mais de 60 anos, o que também favorece o surgimento de perda auditiva.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).