AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO CORPORAL DOS CÃES DOMICILIADOS DO MUNICÍPIO DE REALEZA/PR
Keywords:
obesidade, sobrepeso, escore corporal, caninosAbstract
A avaliação da condição corporal é fundamental na rotina clínica veterinária, desta forma o objetivo deste trabalho foi avaliar a condição corporal de cães no município de Realeza/PR, analisando três métodos diagnósticos, o escore de condição corporal (ECC), índice de massa corporal canina (IMCC) e a porcentagem de gordura corpora (%CG). Foram analisados 331 cães, 166 machos e 165 fêmeas, com idade superior a um ano. O ECC avaliado através da escala padrão de Laflame, o IMCC segundo fórmula de Muller, e a %CG obtido por cálculo que envolve as medidas morfométricas. Utilizando-se questionário foram avaliadas características de manejo, saúde, alimentação e exercício para avaliar o efeito destas na condição corporal. Para a análise estatística, utilizou-se o software IBM Statistisc – Version 20, aplicando-se conforme tipo de variável os testes t de Student, ANOVA, Levene, Tukey, teste U de Mann-Whitney e teste H de Kruskal-Wallis. Foi avaliada correlação de Pearson e Spearman, todos com nível de confiança de 95%. Predominou a condição corporal ideal, com o ECC 5 (peso ideal), com média de 5,42±0,87, IMCC de 13,67± 6,03 e %CG de 15,84±6,90. Verificou-se correlação positiva significativa entre os três métodos de avaliação. Houve efeito significativo no sexo em relação a CG% predominando maior índice em fêmeas. Efeito do temperamento, com animais hiperativos apresentando menor %CG que animais agressivos. Animais de porte médio apresentaram maior IMCC e %CG que animais de porte pequeno. Conclui-se que no município de Realeza/PR predominam cães com condição corporal normal e que ambos os métodos de IMCC, ECC e CG% podem ser utilizados para avaliação da condição corporal e diagnostico da obesidade.References
Aptekmann KP, Suhett WG, Junior AFM, Souza GB, Tristão APPA, Adams FK, et al. Aspectos nutricionais e ambientais da obesidade canina. Ciência Rural; 2014; 44: 2039-2044.
Gama FF, Leite MAS, Escodro PB, Notomi MK. Avaliação da condição corpórea em cães utilizando o índice de massa corpórea (IMC) e escore de condição corpórea (ECC). Ciência Veterinária nos Trópicos; 2016; 19: 19-25.
Jeusette I, Greco D, Aquino F, et al. Effect of breed on body composition and comparison between various methods to estimate body composition in dogs. Revista Veterinary Science; 2010; 88:227–232.
Nunes J, Olivenci R, Contribuição para o estudo da dinâmica de populações de cães e gatos do Município de Jaboticabal. Arquivos de ciência da saúde-UNIPAR; 2016; 20: 9-18.
Witzel AL, Kirk CA, Henry GA, Toll PW, Brejda J, Paetau-robinso I. Use of a morphometricc method and body fat indez system for estimation of body composition in overweight and obese cats. Journal of the American Veterinary Medical Association; 2014; 11: 1285-1290.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).