A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ: O CASO DA MICRORREGIÃO DE REALEZA; SANTA IZABEL OESTE; PLANALTO E CAPANEMA
Keywords:
História da educação, memória, epistemologia da prática docente, formação de professores, Educação Básica .Abstract
Verifica-se que a história da região Sudoeste do Paraná ainda apresenta capítulos a serem construídos e, as memórias passadas e as futuras precisam ser preservadas como elemento fundante para pensar estratégias teórico-práticas e ações frente ao processo de formação humana, qualificação profissional, em especial, no que diz respeito à formação de professores. Para tanto a indagação que nos mobiliza e que nos "alimenta" em busca de subsídios para nossa atuação, diz respeito ao resgate dessa memória sobre a constituição das escolas da região Sudoeste do Paraná.Como meio interessante de reunir memórias da educação na região do sudoeste do Paraná para futuras pesquisas e reflexões sobre a formação docente a coleta, seleção e catalogação de relatos orais, histórias de vida, documentos e material didático também é uma forma de construir um espaço para preservação da cultura escolar construída na região Sudoeste do Paraná.
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