Diferenciadores Sociais e Culturais dos Jovens: formação de bases teóricas e conceituais para uma antropologia dos jovens e da juventude
Keywords:
Antropologia, Jovens, Juventudes, Teorias, ConceitosAbstract
Trata sobre o projeto de mesmo nome que discutiu diferentes abordagens sobre jovens e juventudes nas Ciências Humanas e Sociais, visando identificar e debater diferentes conceitos, definições e metodologias de pesquisa sobre o tema. Precedeu-se à leitura, discussão coletiva e sistematização crítica de obras emblemáticas sobre o tema, produzidas a partir de diferentes tradições das Ciências Humanas e Sociais, como sociologia funcionalista, sociologia reflexiva, história da cultura, antropologia social, antropologia cultural, estudos culturais e educação. Além de abordagens diferenciadas, cada uma das obras analisadas ofereceu informações objetivas específicas sobre experiências de vida, expressões culturais, processos históricos e institucionais, organização social, valores e visões de mundo diferenciadores dos jovens. As obras foram discutidas tendo-se como referência as teorias antropológicas e os debates sobre método etnográfico contemporâneos, visando a formação de bases teóricas e conceituais para a constituição de um programa de pesquisa de longa duração sobre o tema jovens e juventudes para o Grupo de Pesquisa Antropologia, Jovens e Juventudes.References
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de janeiro: LTC, 2011.
EVANS- PRITCHARD, E. E. Os Nuer. São Paulo: Perspectiva, 2013.
DAYRELL, Juarez Tarcísio. A juventude no contexto do ensino da Sociologia: questões e desafios. In: MORAES, Amaury César (Cord.). Sociologia: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
MEAD, Margareth. Adolescência, sexo y cultura en Samoa. Barcelona: Editorial Laia, 1975.
VAN GENNEP, Arnold. Os Ritos de Passagem. Petrópolis, Vozes, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).