O O PENSAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS
ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS COLOMBIANOS
Keywords:
Reflexão crítica; Didática; Currículo; Ensino-Aprendizagem.Abstract
A preocupação ibero-americana sobre a formação dos alunos para atuação como sujeitos críticos na sociedade levou a busca por estratégias didáticas que desenvolvessem o Pensamento Crítico (PC). A presente pesquisa tem como objetivo investigar nos Livros Didáticos (LD) de Ciências da Colômbia, atividades didáticas capazes de promover o PC e construir um guia didático de atividades promotoras do PC no ensino de Ciências. Assim, com abordagem qualitativa, do tipo documental, a pesquisa analisou seis (6) LD de Ciências do Ensino Fundamental, dividida em processos de análise, investigação e determinação dos descritores. Foram identificadas três categorias, 12 subcategorias e 102 estratégias. Na categoria Informativa (175:1513) estão dispostas atividades pedagógicas mais tradicionais pouco voltadas ao PC, na Exploratória (1227:1513) as que têm potencial para desenvolver PC com a mediação do professor e na categoria Reflexiva/Crítica (111:1513), a qual contém as atividades com maior potencial de desenvolver o PC em Ciências. Os resultados são satisfatórios, pois 88% das estratégias didáticas analisadas quando mediadas pelo professor são capazes de desenvolver um perfil de sujeitos cidadãos críticos. O guia didático partiu de pesquisas sobre LD e referências teóricas ibero-americanas com a função de divulgar estratégias para promoção e desenvolvimento do PC em Ciências.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).