LEITURA NOS LIVROS DO ENSINO MÉDIO: O LUGAR DA COMPREENSÃO LEITORA
Keywords:
Compreensão leitora; Leitura; Leitura proficientetAbstract
Diferentes áreas de estudo convergem no entendimento de que a definição de leitura decorre de outras concepções como: sujeito, língua, texto e sentido. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo verificar quais são as habilidades contempladas nas atividades de leitura propostas em um livro didático de língua portuguesa no ensino médio (três anos), cuja principal hipótese é a de que as atividades de leitura apresentadas no livro didático pouco contribuam para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora, em comparação com as habilidades de decodificação e intepretação. Pode-se dizer que as três habilidades: decodificação, compreensão e interpretação foram contempladas, mas o fato de a compreensão leitora ser a com menor ocorrência, sugere uma lacuna na formação leitora desses alunos, já que tiverem poucas oportunidades de exercitar a análise e a síntese dos dados apresentados nos textos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).