DESENVOLVIMENTO DE NANOCÁPSULAS DE POLI (ε-CAPROLACTONA) CONTENDO ÓLEO ESSENCIAL DE ** ** E SUA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA SOBRE BIOFILME EM CEPAS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS ISOLADOS DE CASOS DE MASTITE BOVINA
Keywords:
Gado leiteiro; Nanoencapsulação; Fitoterapia; Tratamento alternativo; Glândula mamáriaAbstract
A mastite infecciosa bovina é uma doença resistente aos tratamentos antibacterianos convencionais, principalmente devido aos mecanismos de resistência bacteriana como os biofilmes formados pelas cepas de Staphylococcus aureus. A fim de combater esse mecanismo de resistência, o óleo essencial de citronela (OEC) têm se mostrado agente promissor, configurando-se como uma alternativa natural sustentável. Neste estudo o óleo de citronela livre apresentou uma CIM média e CBM média de 0,313%, com isso o OEC livre demonstrou potencial bacteriostático e bactericida. Diante deste resultado desenvolvemos nanocápsulas poliméricas contendo OEC a fim de preservar com componentes do OE que são altamente voláteis, e avaliamos sua eficácia na redução de biofilmes formados por S. aureus. Para isso utilizamos esferas de vidro e polipropileno como superfícies de teste e comparamos os efeitos dos óleos livres e encapsulados. Desta forma, as cepas de S. aureus foram submetidas a 10 procedimentos diferentes, utilizando o óleo essencial (OE) livre e nanoencapsulado in vitro. Como resultado observamos redução do biofilme pelas nanocápsulas OEC no vidro (p = 0,03) e mostraram uma tendência de diminuição dos biofilmes no polipropileno (p = 0,051). Apesar do efeito positivo do OEC nanoencapsulado na redução de biofilmes in vitro, a formulação poderia ser melhorada para modificar a polaridade dos componentes do OEC para obter mais interação com superfícies e matriz de biofilme.
Published
Issue
Section
License
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).