A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ: O CASO DA MICRORREGIÃO DE SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE, BARRACÃO, BOM JESUS DO SUL E PÉROLA D’OESTE
Resumo
Com o estudo e análise de alguns trabalhos produzidos, verificou-se que os estudos sobre a formação de professores, na região Sudoeste do Paraná, ainda possui várias lacunas quando se trata das memórias sobre as práticas pedagógicas. Bosi (1983, p.17), corrobora com esse estudo ao citar que [...] a memória do indivíduo depende do seu relacionamento com a família, com a classe, com a escola, com a igreja, com a profissão, por fim, com os grupos de convívio e os grupos de referência a esse indivíduo. Pode-se dizer então que a memória e a formação são elementos articuladores de atividades, são pontes que resgatam os acontecimentos e fatos que ocorrem em uma escola, possibilitando a compreensão da sociedade em que vivemos. É com essa inquietação que surge o grupo de pesquisa: (Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores: Processos teóricos-metodológicos da Ensinagem (TRIPEC), com a finalidade de desenvolver estudos relacionados à formação de professores, sua interação com a escola, enfim, à pratica docente e suas trajetórias na microrregião do Sudoeste do Paraná. Além disso, contribuindo para a construção da identidade pessoal e profissional da profissão docente. Portanto, esse trabalho pretende socializar os estudos que foram desenvolvidos e com isso ainda entender os cenários atuais da educação nessa região em questão.
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16-10-2017
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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